top of page

Sturnira lilium

Nome vulgar: Morcego
Medidas: 
Comprimento do corpo: de 60,0 a 73,0mm; antebraço: de 40,2 a 45,7mm; peso: de 15,0 a 25,5g.

Fórmula dentária: i2/2, c1/1, pm2/2; m3/3 = 32.
Descrição:
Pode ser confundida com S. tildae, devido à sobreposição de tamanho entre as duas espécies. As orelhas são pequenas e arredondadas; as listras faciais estão ausentes. A coloração varia de parda a marrom-alaranjada; o ventre é mais claro, podendo ser acinzentado. O uropatágio é rudimentar e peludo, as pernas e pés são peludos, o calcâneo é rudimentar e a cauda está ausente. Esta espécie pode ser distinguida pelas cúspides linguais dos molares inferiores altas e separadas por entalhes profundos (aspecto serrado).

Hábitos alimentares: A espécie possui dieta predominantemente frugívora, concentrando sua alimentação em plantas do gênero Solanum e atuando como importante dispersora de sementes dessas plantas. Pode também ingerir frutos de outros vegetais e ainda utilizar pólen e néctar floral, atuando como polinizadora das plantas visitadas.

Outros dados ecológicos: Parece bem adaptado às modificações e perturbações de habitat. É uma das espécies mais comuns em inventários de quirópteros. O padrão reprodutivo predominante é poliéstrico sazonal, com duas gestações por ano.

Grau de ameaça: Está classificada como “Pouco preocupante”, na Lista Vermelha das Espécies Ameaçadas da IUCN (2010).

 

Espécime:

Número de catálogo: UFES 2001

Número do coletor: YL 607

Sexo: Fêmea

Data da coleta: 12/Jul/2009

Local: Estação Biológica de Santa Lúcia, Santa Teresa, Espírito Santo. -19,965, -20,539, 582m.

bottom of page