top of page

Platyrrhinus lineatus

Nome vulgar: Morcego
Medidas: Comprimento do corpo: de 60,0 a 78,0mm; antebraço: de 43,0 a 52,0mm; peso: de 18,0 a 28,0g.

Fórmula dentária: i2/2, c1/1, pm2/2; m3/3 = 32.
Descrição: Apresenta folha nasal desenvolvida; quatro listras faciais brancas e bem marcadas; uma listra dorsal branca que se estende do topo da cabeça até a base do uropatágio. A coloração dorsal varia do marrom-chocolate ao cinza escuro; a ventral é mais clara. O uropatágio é curto, com entalhe em forma de “V” e borda revestida por franja de pelos. A cauda está ausente. O quinto metacarpo é mais longo que o terceiro. Há sobreposição de medidas com exemplares maiores de P. recifinus, porém os incisivos inferiores de P. lineatus são mais robustos, apresentando dois lóbulos bem evidentes, separados por entalhes distintos.

Hábitos alimentares: Este quiróptero consome insetos, frutos, pólen e néctar. É um importante polinizador e dispersor de sementes.

Outros dados ecológicos:  É a espécie desse gênero mais comum em inventários de quirópteros. Ocorre em florestas úmidas, matas ciliares, brejos de atitude na Caatinga, ambientes xeromórficos, afloramentos rochosos, áreas abertas e próximo a plantações. Apresenta padrão de reprodução poliéstrico sazonal, com duas gestações por ano. A fêmea dá à luz um filhote por vez, mas há possibilidade do nascimento de gêmeos. O macho mantém haréns com sete a quinze fêmeas.

Grau de ameaça: Está classificada como “Pouco preocupante”, na Lista Vermelha das Espécies Ameaçadas da IUCN (2010).

 

Espécime:

Número de catálogo: UFES 291

Número do coletor: YL 402

Sexo: Macho

Data da coleta: 22/Abr/2006

Local: Mata da Lagoa, Sítio Krok, Águia Branca, Espírito Santo. -18,979, -40,719, 160m.

bottom of page