Mamíferos do Espírito Santo
Ordem Primates
Ordem Primates
Nos primatas neotropicais, as narinas são voltadas para os lados, o nariz é achatado e o focinho curto. O pescoço e o tronco são curtos, os membros traseiros longos e os dedos longos e preênseis. São plantígrados. Alguns gêneros, como Cebus, Alouatta, Brachyteles, Ateles e Lagothrix possuem cauda prêensil.
Passam a vida sobre as árvores, raramente descendo ao chão, exceto quando os recursos alimentares são escassos ou quando há necessidade de transpor clareiras. Sua visão estereoscópica binocular é o sentido mais desenvolvido, permitindo boa noção de distância, indispensável à locomoção no ambiente arbóreo. Além disso, a maioria das espécies tem capacidase de perceber cores.
A classificação e taxonomia tem se alterado consideravelmente com novas evidências morfológicas e moleculares.
Inclui todos os macacos do Novo Mundo, sendo que a diversidade de primatas do Brasil é uma das maiores do mundo. O comportamento ecológico destes animais é refletido pelas diferenças no habitat, dieta e organização social.
Possuem um corpo com características distintivas relacionadas ao aumento do tamanho cerebral, membros com cinco dedos, mobilidade digital, aumento da importância da visão, redução do olfato e aumento do período pós-natal.