Mamíferos do Espírito Santo
Desmodus rotundus
Nome vulgar: Morcego-vampiro-comum
Medidas: Comprimento do corpo: de 69,0 a 90,0mm; antebraço: de 52,0 a 63,0mm; peso: de 25,0 a 40,0g.
Fórmula dentária: i1/2, c1/1, pm1/2; m1/1=20.
Descrição: Quiróptero de médio porte. Possui incisivos grandes e pontiagudos. O focinho é curto, o apêndice nasal é reduzido e os polegares são compridos, apresentando três calosidades. O lábio inferior é profundamente sulcado. Não há vestígio de cauda. Geralmente, as fêmeas são maiores que os machos. A coloração dorsal é pardo-ferruginosa e o tom do ventre é cinza-claro.
Ocorrência da espécie: Ocorre em todos os biomas brasileiros.
Hábitos alimentares: A espécie possui dieta estritamente hematófaga, alimentando-se do sangue de animais silvestres e domésticos.
Outros dados ecológicos: Utiliza cavernas, árvores ocas, minas abandonadas, porões de casas e bueiros como abrigo. Geralmente, forma pequenas colônias. Sua saliva contém enzimas que evitam a coagulação do sangue do animal do qual se alimenta e devido a esse seu habito alimentar, este quiróptero pode transmitir o vírus da raiva, causando prejuízo aos criadores de gado.
Grau de ameaça: Não consta a Lista das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção. Está classificada como “Pouco preocupante”, na Lista Vermelha das Espécies Ameaçadas da IUCN (2010).
Espécime:
Número de catálogo: UFES 2350
Número do coletor: YL 767
Sexo: Macho
Data da coleta: 08/Jul/2012
Local: Estação Biológica de Santa Lúcia, Santa Teresa, Espírito Santo, Brasil. -19,965, -40,539, 582m.