Mamíferos do Espírito Santo
Família:
Didelphidae
Espécies:
|
Metachirus nudicaudatus
Nome vulgar: Cuíca-de-quatro-olhos
Medidas: cabeça e corpo: 250 a 280 mm; cauda: 280 a 370 mm. Peso: 38 a 50 g. Machos pouco maiores do que as fêmeas.
Descrição: Dorso pardo, com o centro das costas às vezes preto. Pelagem curta, densa e macia. No topo da cabeça o pêlo é negro, às vezes estendendo-se como uma listra negra no pescoço. Manchas amarelas acima de cada olho e acima da base das orelhas, que são nuas e pardas. A porção entre o olho e o nariz é negra; o nariz é cinzento. Os olhos são marrom-escuros. Possuem patas relativamente longas, e a cauda é nua desde próximo à base. O ventre e a parte de baixo das bochechas são uniformemente claros, em amarelo ou alaranjado. As fêmeas não têm bolsa.
Hábitos: Terrestres, solitários e noturnos. Alimentam-se de insetos e outros invertebrados e frutas. Nervosos e ariscos, são difíceis de se encontrar, pois fogem ao menor ruído. Suas populações são bem distribuídas, mas com baixa densidade. Fazem os ninhos em buracos no chão ou próximos a ele.
Habitat e ocorrência: Parecem preferir florestas não muito-densas, são encontrados em florestas secundárias e matas de galeria. Encontrados desde a América Central até o Paraguai e nordeste da Argentina.
Espécime:
Número de catálogo: UFES 479
Número do coletor: LPC 1094
Sexo: Macho
Data da coleta: 19 julho 2007
Local: Reserva Biológica Duas Bocas, Alto Alegre, Cariacica, Espírito Santo, Brasil, 20º16'52"S, 40º31''19"W, 550m.