top of page
Família:
Didelphidae

Marmosops incanus

Medidas: cabeça e corpo: 91 a 194 mm; cauda: 110 a 237 mm. Peso de 13 a 140g. O tamanho médio dos indivíduos varia periodicamente, devido ao curto ciclo de vida. Os machos são bem maiores do que as fêmeas.
Descrição: Dorso escuro, marrom acinzentado. Possuem anéis negros ao redor dos olhos; entre os anéis a face é pálida; abaixo dos olhos, a bochecha é creme. A cauda é mais clara embaixo, tendendo ao branco na ponta. O ventre é creme ou rosado, com a parte lateral cinzenta. As fêmeas não têm bolsa. Jovens têm pêlos mais longos e macios do que os adultos. As orelhas são grandes e nuas, e a cauda, também sem pêlos, é preênsil. 
Hábitos: Noturnos, solitários e provavelmente escansoriais. Machos vivem cerca de um ano, e as fêmeas, um ano e meio. Alimentam-se de insetos e frutas.
Habitat e ocorrência: Ocorrem na Mata Atlântica, bem como em ilhas continentais dos estados da Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo. Ocorrem também em florestas secas e semi-decíduas de Minas Gerais, em áreas florestais do cerrado e regiões da caatinga adjacentes à Mata Atlântica, em Minas Gerais e na Bahia.

 

 

Espécime:

Número de catálogo: UFES 224

Número do coletor: YL 441

Sexo: Fêmea

Data da coleta: 25 abril 2006

Local: Mata Norte, Sítio Krok, Águia Branca, Espírito Santo, Brasil, 18º58'40"S, 40º44''47"W, 160m.

bottom of page