top of page
Família: 
       Emballonuridae
 
Espécie:
Centronycteris maximiliani

Centronycteris maximiliani 

Nome vulgar: Morcego
Medidas: Comprimento do corpo: de 41,0 a 64,0mm; comprimento da cauda: de 20,0 a 26,0mm; antebraço: de 41,5 a 44,7mm; peso: de 4,5 a 7,0g. 

Fórmula dentária: i1/3, c1/1, pm2/2; m3/3=32
Descrição: Quiróptero relativamente pequeno. Não há sacos glandulares nas asas ou na membrana interfemoral. Apresenta pelagem felpuda, de coloração pardo-avermelhada nas partes superiores, sendo mais claras nas inferiores. A cauda é mais curta que a membrana intrafemoral, perfurando-a e ficando com a extremidade livre. 

Ocorrência da espécie: Ocorre nos biomas Amazônia e Mata Atlântica. Já foi encontrada no Amazonas, Pará, Goiás, Distrito Federal, Pernambuco e espírito santo. A localidade-tipo é Fazenda Coroaba, Rio Jucu, Espírito Santo, Brasil.

Hábitos alimentares: a espécie possui dieta insetívora.

Outros dados ecológicos: este quiróptero pode ser encontrado em floresta primarias úmidas e áreas com vegetação secundária.

Grau de ameaça: não consta a Lista das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção. Está classificada como “Pouco preocupante”, na Lista Vermelha das Espécies Ameaçadas da IUCN (2010).

 

Espécime:

Número de catálogo: UFES 2050

Número do coletor: YL 709

Sexo: Macho

Data da coleta: 19/Jul/2011

Local: Reserva Biológica de Sooretama, Sooretama, Espírito Santo, -18,99, -40,01, 6m.

bottom of page